domingo, 18 de outubro de 2009

Vitamina D (Conhecimento de Mundo e Intertextualidade)

Importante para o desenvolvimento dos ossos a vitamina D representa um importante fator nos processos metabólicos do cálcio e do fósforo o organismo humano. Conforme o autor Francisco José de Nóbrega:

(Nóbrega, F. José de. Distúrbios da Nutrição, página 339)

Vitamina D (representando tanto vitamina D2 como vitamina D3 é um hormônio, não uma vitamina. A exposição à luz solar geralmente provê as necessidades de vitamina D. Mantendo do cálcio e fósforo séricos em níveis normais, concorre para a adequada mineralização óssea. A vitamina D também interfere diretamente no osso formando células (osteoblastos) estimulando-as a aumentar a produção de proteínas e outros mensageiros bioquímicos que regulam a atividade remodeladora óssea.
A vitamina D deve passar por duas sucessivas etapas de ativação, primeiro no fígado e logo no rim, resultando na produção da forma hormonal ativa da vitamina, conhecida como 1,25 diidroxivitamina D. Esta forma ativa de vitamina D é responsável pela promoção da absorção de cálcio no intestino delgado e na mobilização das reservas de cálcio proveniente dos ossos, com o propósito de manter adequado o nível sérico de cálcio.
Mas quando a pele é incapaz de prover a quantidade necessária da vitamina, torna-se necessária sua absorção a partir de uma dieta balanceada (queijos, peixes, ovos, produtos lácteos), principalmente para crianças em fase de crescimento que necessitam tanto dessa vitamina como também de outros minerais.

Acessado em: 10/10/2009 às 19:35.

Nenhum comentário:

Postar um comentário