segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Importância da vitamina D

A Dra. Pérola Grinberg Plapler (médica e colonista colaboradora do site Atmosfera Feminina) aborda assuntos relacionados ao consumo ideal ,frisa o fato de que raios solares são a maior fonte de vitamina D pois estes estimulam a sua produção na pele, relata alguns beneficios e prejuízos da ausência ou exagero a exposição ao sol que consequentimente eleva ou reduz a substância no organismo, faz uma relação entre vitamina D , idades, doenças ,tempo e local de exposição solar. Além de esclarecer a polêmica da composição da vitamina D, que popularmente é conhecida como vitamina mas que na área científica atua como hormônio.

Disponível em:http://www.atmosferafeminina.com.br/internas/interna_generica.aspx?page=colunistas/detalhe_coluna.ascx?colunas_id=30


A vitamina D é considerada um dos mais importantes reguladores do funcionamento do cálcio em nosso corpo. Ela é a responsável por estimular a absorção de cálcio da dieta, quando este está no intestino, e participa na incorporação deste cálcio absorvido, ao esqueleto ósseo. Ela atua também nos rins, impedindo a eliminação exagerada do cálcio. Alguns grupos, como por exemplo a Sociedade de Osteoporose do Canadá, recomendam que entre os 19 e 50 anos, homens e mulheres, incluindo grávidas e mulheres que estão amamentando recebam 400 "unidades internacionais" de vitamina D por dia. Adultos acima de 50 anos devem receber 800 unidades.
Leite enriquecido com vitamina D contém 100 unidades a cada 250ml. Alimentos como margarina, ovos, fígado de frango, salmão, sardinhas, e óleos de peixe também contêm pequena quantidade. Para atingirmos o recomendado de vitamina D seria necessário consumirmos grandes quantidades destes alimentos. Isto é quase impossível.
É muito bem conhecido o efeito da vitamina D na absorção do cálcio. Sabemos, portanto, que na sua ausência podemos ter osteoporose e osteomalácia. Alguns novos problemas tem sido descritos quando temos baixa quantidade de vitamina D : diabetes tipo1, dor em músculos e ossos, e provavelmente também alguns tipos de câncer. Desde 1980, sabe-se também do seu efeito sobre o sistema sanguíneo e participação na secreção de insulina e nos processos do hormônio da paratireóide.
Um dado bastante interessante e que foi publicado em revista médica, por alguns pesquisadores suíços, mostra que mulheres que tiveram suplementação de cálcio e vitamina D por 3 meses, reduziram seu risco de queda em 49% quando compararam com mulheres que tomaram apenas cálcio. As mulheres que caiam com maior freqüência foram as que mais se beneficiaram com o uso da vitamina D.
O que fazer quando não atingimos a quantidade necessária de vitamina D?
Uma ótima notícia é que tomar sol pode fornecer mais vitamina que o necessário!!! A exposição ao sol estimula pode estimular a pele a produzir vitamina D, sendo, portanto a maior fonte desta vitamina para a maior parte das pessoas.
Pessoas que vivem em lugares muito frios, muitas vezes não conseguem se expor tempo suficiente para formar toda a vitamina D de que precisam. Nós não devemos, contudo exagerar no tempo de exposição ao sol. Devemos nos lembrar que excesso de sol entre as 10:00 horas da manhã e 4:00 horas da tarde pode facilitar o aparecimento de queimaduras e câncer de pele.
Cálculos feitos por alguns estudiosos deste assunto mostram que se você ficar no sol, de maiô, pelo tempo suficiente para a sua pele ficar levemente avermelhada, você produzirá entre 10000 e 25000 unidades internacionais de vitamina D. (Lembre-se precisamos de apenas 800 unidades por dia.) Na verdade, a quantidade de vitamina D produzida depende do horário da exposição ao sol, da estação do ano, local onde estamos situados no planeta (latitude), tipo e cor de pele. Com a idade, também ocorre diminuição na produção de vitamina D.
Holick, um estudioso da vitamina D diz que de 5 a 10 minutos de sol, 3 vezes por semana, ficando com os braços e as pernas expostos é o ideal para produzirmos toda a vitamina D de que necessitamos. Ë importante sabermos que nestes 10 minutos não devemos usar filtro solar no corpo. O filtro bloqueia os raios do sol e, portanto não formamos a vitamina.
Quando não podemos tomar sol ou comer alimentos com vitamina D em quantidade suficiente, podemos ainda usar medicamentos que tenham a vitamina D.Não devemos exagerar na suplementação da vitamina D. O excesso de vitamina pode "intoxicar", provocando pedras nos rins e fraqueza muscular.
Por que a vitamina D não é na verdade uma vitamina?
Vitamina é uma substância cuja presença é essencial para o funcionamento normal do organismo de homens e amimais. No entanto, vitaminas não são produzidas diretamente pelo nosso corpo. Na grande parte das vezes, as vitaminas são fornecidas ao nosso corpo pela dieta. Existem 2 tipos de vitamina: aquelas que são solúveis em água (vitamina B) e as que são solúveis em gordura (vitaminas A, D, E e K).
Por que a vitamina D é um hormônio?
Tecnicamente, a molécula chamada de vitamina D3 é na verdade um hormônio, porque pode ser produzido pela pele através da exposição ao sol, ou pelo efeito dos raios ultravioleta. Quando por qualquer razão não ocorre a produção pela pele, existe a necessidade de fazer sua suplementação pela dieta ou através de medicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário